quinta-feira, 1 de julho de 2010

O Homem Velho


Hoje acordei velho. É verdade. Velho. O novo sempre esteve presente na minha vida. Mas, senti que o tempo avançou. Minha filha já não é mais criança, hoje é uma mulher. Meu filho está com o rosto cheio de espinhas, o tempo voa. Apesar de minha alma está repleta de sonhos, sexo e rock‘n’roll, percebo que a maturidade trouxe uma certeza de que estou na metade do caminho, do meu ciclo de vida, e estou repleto de realizações. Isto é vida!
E você está aonde no seu ciclo de vida? Sua empresa? Os seus produtos? Precisamos responder, pois estas respostas te levam a entender com clareza onde você está e aonde chegará, e melhor planejará quais os caminhos a percorrer na sua trajetória.
Estes caminhos dentro do ciclo de vida passam pelo desenvolvimento, lançamento, crescimento, maturidade e declínio. Primeiro vem as ideias, estudo de mercado, busca pela viabilidade até chegar ao lançamento.
Depois de lançado o produto precisa decolar, ter aceitação de mercado na busca pelos lucros estimados nas projeções de vendas. Nesta fase, todos os investimentos precisam ter visibilidade aos olhos dos clientes potenciais, buscando atender o mercado alvo, este é o apogeu. Em seguida, a maturidade é atingida quando a redução nas vendas, este sem dúvida é o maior indicador, torna-se uma realidade, pois os níveis de lucro tornam-se estáveis ou diminuem em função ritmo que o mercado e a concorrência afetam no seu desempenho. O declínio do produto começa a dá sinais. É hora de mudanças, novos investimentos ou desacelerar até retirá-lo de linha, enfim, caixão e as velas.
Na vida isto é real. Faz parte da nossa evolução. Hoje me sinto maduro, não a caminho do declínio, pois pessoas se diferenciam por terem pulso e sermos o rei dos animais. Nosso destino é entender isto. Como diz Caetano: “Os filhos, filmes, ditos, livros como um vendaval. Espalham-no além da ilusão do seu ser pessoal. Mas ele dói e brilha único, indivíduo, maravilha sem igual. Já tem coragem de saber que é imortal”. Este é o homem velho. Este sou eu.

Nenhum comentário: