sexta-feira, 11 de junho de 2010

Capão, Jazz e Empreendedores


Semana passada estive no Festival de Jazz do Capão. Adorei a atmosfera do local. Ambiente com boa energia e clima de cordialidade. As pessoas se cumprimentam, na Vila Caeté Açu ,como se fossem amigos de longas datas. Isto reflete a evolução nos relacionamentos, fato que já não ocorre nos grandes centros.

Ouvi boa música , dormi bem, experimentei a gastronomia local e fiz diversas descobertas. Fiquei feliz. Lá , sem dúvida, durante o dia o atrativo é a natureza. Não sendo diferente de todos fui fazer a trilha para chegar na Cachoeira da Fumaça, principal motivador de visitas na região. Trata-se de uma trilha de 12 Km , sendo uma boa parte de subida. Cansativa, mas conclui com louvor.

O que me chamou atenção durante esta caminhada foi a surpresa de encontrar no nada uma estrutura de atendimento e segurança com respeito a natureza de forma atrativa. Durante o percurso tem uma familia que vende sucos, água e chás gelados para nosso deleite. Ora, isto pode ser uma coisa simples. Não é. Lembre-se que são 12 km de caminhadas diárias transportando seus produtos. Adorei este serviço pois tive a oportunidade de tomar um bom suco durante o trajeto e valorizá-los.

Os desafios que determinamos em nossas vidas estão ligados basicamente em face a nossas necessidades? Não acredito. Vejo a questão pela ótica do servir ao próximo, claro que há uma ação comercial por trás, não serei ingênuo, contudo o que faz desta familia servir seus produtos poderia ser um case de sucesso ao analisarmos toda estratégia de vendas, logistica e atendimento envolvida em todo o processo.

Eles me comprovaram que é possivel vender, sem agredir a natureza. Basta ter o foco de que aquele é o seu ambiente de negócio e a manutenção dele, será a fonte do seu sustento. Agressividade comercial é fundamental no fechamento de negócios. Relacionamentos de longo prazo se estabelecem com confiança. Eles me cativaram. Voltarei ao Capão em breve e sem dúvida tomarei novamente o suco. Eles me conquistaram!

Um comentário:

anja vegana disse...

adorei a dorei adorei
A SUA SENSIBILIDADE ANTÔNIO
Q LEGAL Q AS PESSOAS ESTÃO MESMO MELHORANDO O MODO DE SE RELACIONAREM
PRECISO CONVERSAR COM VC
NÃO SEI KD SEU TELEFONE ENVIE E MAIL PRA MIM POR FAVOR INFORMANDO SEU CELULAR
ADOREI SEU texto Deu vontade d e ir ao Capão. Nunca mais estive lá!