domingo, 29 de maio de 2011

Exemplo sim!

O mundo é cheio de exemplos. Neymar exemplo de atleta e filho. Corinthians exemplo de raça. Vinhos franceses, exemplo de tradição e qualidade , principalmente os bordeaux. Os suiços, exemplos de neutralidade. Bahia exemplo de beleza e cordialidade, enfim, um sociedade só se constrói com exemplos. Educação também. E liderados seguem os exemplos.
Numa familia, os exemplos dados pelos país norteam o mundo dos filhos, pois funcionam como parâmetros. País equilibrados, filhos também. Poderia escrever um pseudo livro dentro deste tema, contudo vou poupá-los, mas é a mais pura verdade. Hoje temos que sermos autênticos. Palavra muito utilizada por minha santa mãe, D. Cândida, exemplo de mulher, pois autencidade significa : "aquele que pode se dá fé". É isto, morrer em defesa de uma causa. Limite entre o pensar e agir. Logo, os filhos precisam de exemplos. As vezes me pergunto, viajo na maionese tentando entender, por exemplo, como Keith Richards, dos Roling Stones inicia uma conversa sobre drogas com os filhos, se ele é usuário aberto de drogas, sejam elas as mais leves até as mais pesadas. Que referência ele tem? O papo não é moral, e sim, exemplo.
Nas empresas, se cultuarmos o hábito de diariamente, antes de começar nossas atividades, refletirmos sobre o nosso papel dentra dela , nos perguntando: somos lideres exemplos ou exercemos nossa liderança pela força, sem exemplos? Isto nos dará um ideia de como estamos e podemos então alinhar ou corrigir rumos.
A motivação é o elemento de aproximação entre o que a empresa deseja de você e o que você deseja em sua carreira, no seu sucesso dentro dela. Para isto acontecer precisamos exercer diariamente, nossa capacidade de unir os nossos exemplos de conduta pessoal e profissional. Não cabe mais falar, cobrar e exigir comportamento ético, se não temos atitude comprometida com a verdade. Não sejamos moralistas novamente. Mas será que acreditamos num médico gordinho, dizendo que precisamos emagrecer? Ora, sejamos humanos. Erramos , choramos e aprendemos. Isto nos transforma, nos realiza. Gera confiança. Confiança gera credibilidade. Agora pense num homem em que todos são crédulos a "ele". Ele forma seguidores. Seguidores são mais do que colaboradores, e sim, condutores imprescindiveis. Produtores motivados com as garras afiadas para competir lado, luta até cair. O último samurai a serviço do rei.
Assim, precisamos construir uma sociedade pelo exemplo. Não cabe relatar, e sim, executar sem perdermos nossa autenticade. Nossas decisões são extensores, pois o nosso dia a dia é a nossa melhor medida entre todos os pesos que precisamos carregar, confortar e realizar.

Nenhum comentário: