terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Vida de formiga

Estava na ilha, sentada na praça em frente ao Bar de Espanha, famoso pelo bate papo de figuras ilustres e pitorescas de Itaparica, e então senti uma dor no calcanhar! Ora, fui mordida por uma formiga! Daquelas cabeçudas e pequenininhas! No primeiro momento pensei em matar a “bichinha” de forma feroz, mas observei e percebi que ela apenas queria um pedaço de biscoito que tinha acabado de comer e gerou um farelo. Ai começa minha história.
Os formigueiros são conhecidos pela sua organização onde o trabalho é bem dividido e estruturado. Além da rainha, cuja função é reprodução, temos as sentinelas (segurança), operárias (construções em geral e busca de alimentos) e as enfermeiras (cuidar das lavras). Logo, percebi que fui mordido por uma operária. Aí, veio minha admiração, pois gosto das pessoas, insetos, bichos e outros “grilos” que tem a função de fazer. Fazer é a melhor coisa do mundo.
Lembro-me no inicio de faculdade (isto tem tempo!) ao assistir uma palestra de um publicitário em inicio de carreira, Nizan Guanaes, onde ele parafraseou: “Prefiro as pessoas que fazem mil coisas erradas do que as que fazem uma coisa certa”. Frase típica, no mercado publicitário, onde criatividade é tudo! Claro que temos que pensar, agir, criar, enfim, planejar para fazermos muito, sempre gastando o mínimo possível ( máxima dos tempos modernos!), seja de recursos financeiros, materiais ou humanos. Logo, identifico nas formigas estas habilidades dentro desta máxima.
As formigas são exemplo de trabalho. O sonho capitalista é ganhar muito trabalhando pouco. Furada. Só existe sonho com trabalho. Poucos alcançam o sucesso, pois poucos são os que trabalham muitos. Parcimônia e esforço: símbolos das formigas. Elas armazenam grande volume de comida, pensando no futuro. Quem faz reservas? Poupança? Não busque desculpas para acalmar o seu, o nosso coração, e sim, trabalhe com paciência e muito esforço.
Como em todas as sociedades organizadas tem as pessoas boas e más. Com as formigas não é diferentes. As formigas que vivem no subsolo criam túneis que permitem a circulação de ar pela terra, e isso torna a terra mais produtiva e beneficia a agricultura. Algumas espécies de formigas matam insetos nocivos que destroem plantações. Muitas espécies de formigas são nocivas; invadem casas e armazéns em busca de comida e podem destruir plantas, incluindo safras alimentícias. Mas, elas estão sempre trabalhando.
Assim, percebermos que vida de formiga não é fácil, porém tiramos nosso resultado, nosso sustento do trabalho. Se quer vida mole converse com o bicho preguiça.

Nenhum comentário: